De vez em quando cai uma chuva daquelas, para variar os nossos bueiros não dão conta de escoar a água. Resultado:
Alagamentos, trânsito ainda mais caótico, perigo para a população e por vezes para o seu carro também.
A PRIMEIRA coisa a fazer é manter a calma e analisar a situação!
Sempre tem gente apavorada que não sai do lugar e sempre tem destemidos sem noção; o melhor a fazer é ter informações e tomar sua própria decisão de atravessar ou parar o carro.
Preste atenção no nível da água do trecho alagado, se você não conhecer o local e não conseguir descobrir espere alguém passar primeiro.
Nível: Sem Risco Pouco Risco Arriscado Arriscadíssimo
O ideal é manter a velocidade continua, se o carro for manual engate a primeira marcha e passe pelo trecho sem parar nem pisar fundo no acelerador, com o giro em torno de 2.500 RPM (rotações por minuto). Já nos automáticos se possível passe-o para o modo manual e coloque a primeira.
Passe devagar para não fazer movimentação na água.
![]() |
| Carro atravessando incorretamente o trecho alagado. |
ATENÇÃO A OUTROS CARROS, você pode estar atravessando corretamente e acabar sendo prejudicando por outro motorista passando rapidamente ao seu lado. Cruzar o trecho sozinho ou um de cada vez é a melhor opção para não fazer ondulações.
Alguns danos que podem acontecer caso você passe por um trecho arriscado:
Tirar lubrificação de partes.
Danificar o colar de embreagem.
Aspirar agua pela entrada de ar (é uma das piores coisas que pode acontecer pelo risco de calço hidráulico).
Estragar os rolamentos de roda, que apresentam problemas geralmente uma ou duas semanas depois de serem submersos na água
Além de outros danos como entrada de água dentro do carro e etc.
Aconselho a fazer uma limpeza principalmente na área interna do carro e prestar atenção no veiculo nas próximas semanas, barulhos diferentes, luzes, funcionamento. Se você tem um mecânico de confiança leve até ele, em outro caso espere até o carro apresentar algum possível dano (porque se tiver um ele vai aparecer). Até porque levar o carro em uma oficina qualquer não é um bom negocio, muito menos em posto de gasolina.
Muito bem, isso é tudo Marias. Qualquer dúvida perguntem, qualquer comentário não deixe de fazer. Espero que tenham entendido tudo para que não passem por um eventual sufoco!!



Oiii Nicole explicação muito boa,agora já sei o que fazer quando chover e encontrar enchentes no meu caminho,obrigada por me ajudar,beijos.
ResponderExcluirOi Evelyn, que bom que gostou e entendeu tudo! Fico feliz em ajudar, beijos.
ExcluirOiii Nicole! Ótima a explicação. Minha irmã passou por essa situação e o pior ocorreu, calço hidráulico. O carro já está a meses no conserto e até agora sem previsão para devolução. O carro dela é baixo, e teria sido muito importante agir rápido para evitar o ocorrido.
ResponderExcluirOlá Joana, que bom que gostou da explicação. Sinto muito pelo carro da sua irmã, diga a ela para ler o blog, aqui tem outras informações de como evitar dor de cabeça.:]
ExcluirÓtimas dicas, Nicole! Agora tenho mais segurança para passar por uma situação como essa. :)
ResponderExcluirOi Yamê, fico feliz em ter gostado das dicas. Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de manifestar.
ExcluirQuando acontecer é melhor sair de canoa
ResponderExcluir