terça-feira, 31 de maio de 2016

Calibragem

Oi Marias, como foi sugerido nos comentários pela leitora Gabrielle Amaral vou falar o que vocês precisam saber sobre calibragem, como calibrar os pneus e quando.

A calibragem do pneu varia de acordo com o carro, o peso que ele está carregando e o perfil do pneu, o fabricante do veiculo indica no manual. ATENÇÃO o manual do carro deve ficar SEMPRE dentro do carro. Pegue o manual e vá para o índice, procure "pneu". No manual consta todas as informações que você precisa. Mais uma coisa, alguns carros podem ser montados com mais de um tamanho de aro, verifique qual aro seu modelo para não colocar a pressão errada, quanto mais baixo o perfil e mais esportivo o pneu, mais calibragem ele leva.






As vezes tem um adesivo na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível, o manual diz aonde ele se localiza.



Os principais sistemas de especificar a calibragem são PSI (Pound Per Square Inch ou Libra Por Polegada Quadrada) e BAR. Apesar de não usarmos libras nem polegadas, psi é a unidade mais comum em veículos e maquinas aqui no Brasil.

Por exemplo: 2.1 é a calibragem em BAR (mais comum na Europa) é igual a 30 em PSI ou Libras (predominante no Brasil)

Dizem que o ideal é calibrarmos os pneus com eles frios, porque a medição é mais estável, pra mim é besteira porque nem todo mundo mora do lado do posto e é preferível que você calibre-os quente do que não calibra-los. O correto e mais econômico seria calibrar os pneus toda semana mas vou lhes confessar que nem eu mesma faço isso. Agora, SEMPRE que forem viajar de carro calibrem os pneus por segurança.

Assistam esse vídeo da Autoesporte sobre Calibragem de pneu, é ótimo e não chega a 3 minutos.

Isso é tudo Marias, qualquer pergunta ou sugestão façam nos comentários. Beijos.

4 comentários:

  1. Adorei todos os posts! Foram bastante esclarecedores! Se puder falar como trocar pneu seria otimo! Acho que toda mulher morre de medo de passar por uma situação dessa sozinha! Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,fico feliz que você gostou das postagens. Obrigado pela sugestão, vou pensar em algo e coloco aqui em breve. Beijos

      Excluir
  2. O problema é que nos postos de gasolina nem sempre os calibradores estão regulados. Já aconteceu comigo de ter que resolver um problema no borracheiro, havia calibrado os pneus um pouco antes e o pneu estava com calibragem muito acima do que eu havia selecionado na bomba.

    ResponderExcluir